Teste de Felicidade no Trabalho.


Você sente-se feliz com o seu trabalho? Saiba, que em todo o mundo, apenas 20 % das pessoas respondem sim a esta pergunta. 


Há vários fatores que contribuem para tantas pessoas estarem realizando trabalhos em desacordo com seus pontos fortes e talentos. A decisão de uma carreira é tomada muito cedo, aos 16 anos e sem levar em consideração traços de personalidade e padrões recorrentes de comportamento. 
No Brasil, há um agravante ainda maior. É muito recente a aplicação de questionários para identificação de tipos de personalidade, como o MBTI, que ajudam a direcionar as pessoas para atividades onde podem ter um desempenho melhor. E a grande maioria das escolas ainda não os utiliza. Por outro lado no mundo inteiro as empresas selecionam funcionários sobretudo pela aparência, boa comunicação e experiência profissional e pouquíssimas utilizam perfis de personalidade. Some-se a tudo isso escolas e empresas que buscam a todo custo melhorar os pontos fracos das pessoas, ao invés de desenvolver os pontos fortes. Algo que a ciência já provou ser improdutivo e frustrante. A consequência dessa série de fatores é que apenas 20% dos funcionários estão trabalhando em atividades onde se realizam profissionalmente.

Faça o teste a seguir e mensure como está o seu grau de satisfação.

1.Acordo na maioria dos dias disposto e com vontade de ir ao trabalho?
(   ) Sim   (   ) Não

2.Sinto-me energizado na maior parte do tempo em meu emprego/trabalho?
(   ) Sim   (   ) Não

3.Sinto que as minhas opiniões são consideradas no meu ambiente de trabalho?
(   ) Sim   (   ) Não

4.A cada ano, percebo o meu desenvolvimento profissional?
(   ) Sim   (   ) Não

5.No trabalho que faço, tenho certeza de poder fazer o meu melhor todos os dias?
(   ) Sim   (   ) Não

6.Tenho orgulho de falar sobre meu emprego/trabalho quando me perguntam o que faço?
(   ) Sim   (   ) Não

7.Continuo me sentindo motivado pelos desafios do dia-a-dia em meu trabalho?
(   ) Sim   (   ) Não

8.Tenho pelo menos um dos meus melhores amigos trabalhando na mesma empresa?
(   ) Sim   (   ) Não

9.Sinto claramente que o trabalho que desenvolvo é importante para a empresa, para a sociedade ou para o meio ambiente?
(   ) Sim   (   ) Não

10.No último mês recebi pelo menos um elogio do meu superior direto?
(   ) Sim   (   ) Não

Resultado
Por cada resposta sim, some 1 ponto, a seguir leia o comentário de acordo com sua nota.

 

De 10 a 8 pontos – Você está entre os 20% mais felizes e produtivos. Está na função/ou emprego certo para o seu perfil profissional e pessoal. Parabéns. Todos os dias você tem a oportunidade de desenvolver o seu melhor.  Foque em desenvolver os seus pontos fortes e nada irá lhe segurar.



 

De 7 a 5 pontos – Você ainda consegue se motivar, mas precisará fazer alguns ajustes para se sentir ainda melhor com seu trabalho. Converse com seu superior direto, peça feedbacks sobre o seu trabalho, pergunte o que pode fazer melhor. Converse com seus amigos mais próximos, troque ideias sobre seu trabalho. Reflita sobre o que não está bom e o que pode ser melhorado.



4 a 0 pontos – Está na hora de você repensar a sua carreira ou a sua função. Mas, antes de tudo, avalie se não é uma fase passageira, apenas um momento. Se esse sentimento perdurar está na hora de desengavetar seus sonhos, conversar com seu superior direto, trocar ideias com amigos, com sua esposa ou esposo. A sua insatisfação no trabalho está com certeza ameaçando seu desempenho e sua automotivação. Sustentar uma situação assim faz mal a saúde, mais do que fumar e exagerar na gordura. Está na hora de tomar uma decisão enquanto há tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Prova definitiva sobre a força do pensamento positivo

Rosa com rótulo de Amor e Gratidão à esquerda e Ódio e Rancor à direita. Foto após 108 horas do início do experimento Através de uma...