Por que nossas expressões falam mais do que as palavras?


A resposta para esta pergunta está na evolução do nosso cérebro e na dinâmica da vida moderna.


Segundo a ciência, o que somos hoje é o resultado de milhões de anos de evolução. Nesse processo o cérebro foi ganhando cada vez mais complexidade, passamos a tomar consciência de quem somos. Fazemos planos para o futuro, abstrações e nos comunicamos de várias maneiras. Como agora, através de símbolos gráficos como estas palavras escritas em seu computador.
 

Cérebro


O neocortex, área em azul na foto ao lado, é a estrutura mais recente de nosso cérebro. Ela nos dá consciência do que somos, interpreta o mundo percebido pelos 5 sentidos, faz abstrações, planeja o futuro, pode ter valores éticos e realizar gestos nobres como dar passagem no trânsito, ter paciência com motoqueiros imprudentes ou ficar feliz em receber a sogra para um almoço de domingo.

Porém, anterior ao neocortex temos uma estrutura denominada de mesencéfalo, em amarelo na foto ao lado, responsável pelo sistema límbico, ou seja por nossas emoções e o prazer. Ao sentirmos raiva, alegria, surpresa, medo, aversão e tristeza, por exemplo, esses sentimentos percorrem nosso corpo através do sistema nervoso. Mesmo ao querer intencionalmente disfarçá-los com a ajuda do neocortex, acabamos demonstramos através de nossos gestos e expressões esses sentimentos.
E quando há qualquer divergência entre o que é dito com o que é expresso no rosto ou no corpo de uma pessoa, descartamos as palavras. Veja as fotos acima. Onde você acha que a expressão da modelo Amanda condiz com o que é dito?

Desafio incrível
Faça o teste completo e deguste as primeiras 30 páginas do Livro Mais Incrível de Automotivação e Linguagem Corporal.
Para praticar a leitura das expressões, faça o texto do Livro Mais Incrível de Automotivação e Linguagem Corporal. Acertando as questões você pode inclusive ganhar o livro. Confira no link: https://clubedeautores.com.br/book/131895--O_livro_mais_incrivel_de_Automotivacao_e_Linguagem_Corporal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Prova definitiva sobre a força do pensamento positivo

Rosa com rótulo de Amor e Gratidão à esquerda e Ódio e Rancor à direita. Foto após 108 horas do início do experimento Através de uma...