Conheça Antecipadamente o vencedor do TUF Brasil


Entenda porque a maioria das lutas são decididas antes dos combates e qual time vencerá o torneio de MMA.

Em workshops, palestras e cursos que ministro sobre Linguagem Corporal digo que através de uma boa leitura das expressões faciais, entonação de voz e postura é possível saber o resultado antecipado de vários esportes, principalmente os individuais.



Como o assunto do momento é o MMA, nada melhor do que comentar sobre o reality show TUF – The Ultimate Fighter exibido no Brasil pela Rede Globo.

No programa, 16 atletas de MMA são divididos em dois times. O verde treinado por Vitor Belfor e o Azul por Vanderley Silva. Ambos profissionais de elite deste esporte.

A cada final de semana, 2 atletas, um de cada equipe, enfrentam-se. Quem vencer continua no jogo e quem perder sai, apesar de continuar na casa para ajudar no treino dos lutadores da sua equipe.

No primeiro final de semana, na luta entre os atletas Pepey e Galeto, o combate já estava ganho no depoimento dos lutadores, antes de entrarem no octógono. Pepey fez um discurso contundente em que falava que iria vencer. Ao contrário, Galeto disse “Não importa se vou ganhar ou perder, darei tudo de mim”.  Ou seja, antes de lutar, Galeto já pensava na possibilidade de perder. Seu discurso ainda continuou “ Em minha vida, nada veio fácil. Tudo sempre foi com muita dificuldade. Eu não sou um cara excelente, mas eu sou esforçado”. Dizendo isso ele estava aumentando as dificuldades da luta e se fragilizando diante do adversário.

A luta foi praticamente empate, mas Pepey ganhou por pontos. Sendo mais exato mais, o Galeto foi derrotado por ele mesmo. Por acreditar que poderia perder. E com essa dúvida, ganhou um inimigo realmente mais forte, ele próprio.

aA luta do segundo final de semana, da mesma forma, foi vencida antes dos atletas entrarem no octógono. Porém está não vencida no discurso. O nocaute foi com os olhos. No momento em que os atletas se encararam,  Daniel Serafiam franziu a testa e olhou da forma como um leão intimida sua presa. Renee, o adversário, nitidamente nervoso, disfarçou com um ar arrogante. Levantou o queixo e fez uma expressão de “ tô nem aí”.
Antecipei a todos que Serafiam já havia ganho a luta. Não deu outra.


Da mesma forma, pelas minhas observações e experiências, afirmo antecipadamente a vitória do time verde.


Vitor x Wanderley

No programa, há duas lideranças diferentes. Vitor Belford e Vanderley. Vitor é um líder que motiva e inspira a todos. Como um samurai, ele tem princípios, elogia seus adversários e pede para seus lutadores não exagerarem na comemoração ao vencerem, demonstrando respeito com os atletas do outro time. 

Vanderley ao contrário é motivado apenas para lutar e passa isso para seu time. Quando um dos seus liderados perde, ao invés de chamar a responsabilidade para si, ele culpa os outros. Na primeira luta, culpou o juiz, na segunda o seu próprio atleta.

Mais do que isso, antes da luta, Vitor utiliza as técnicas de visualização da vitória e energização. Ambas utilizadas em atletas de elite como Daiane dos Santos, Cesar Cielo entre outros.

Vitor constrói a imagem de vitória para seus atletas, pede para que todos toquem o lutador que entrará no octógono e faz com que seu time realmente sinta-se unido por uma força maior. Ele gera sinergia e comprometimento com a equipe. Como todos veem, o resultado é imediato.

Em resumo, o campeão do TUF Brasil 2012 será o time verde que dificilmente perderá alguma luta para o time azul.

Acompanhe o programa, observe e tire lições para o seu dia a dia. Na maioria das vezes somos derrotados na vida por nós mesmos. Vencendo a nós mesmos, podemos vencer qualquer desafio.


Informações:
Facebook: /giovannimileo
Twitter: @giovannimileo

Class Consulting Institute
55 (91) 3181.4448
Tv. Curuzu, 1240 - 2° andar - Belém - PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Prova definitiva sobre a força do pensamento positivo

Rosa com rótulo de Amor e Gratidão à esquerda e Ódio e Rancor à direita. Foto após 108 horas do início do experimento Através de uma...